top of page

Quem somos

O Instituto de Promoção e Defesa de Direitos Humanos Carolina de Jesus (IPDD Carolina de Jesus) é uma ASSOCIAÇÃO CIVIL sem fins econômicos e de caráter social, com sede na cidade do Rio de Janeiro.

Desenvolve ações de assistência social, assessoramento, defesa e garantia de direitos, de acordo com as diretrizes estabelecidas com as  politicas garantidoras de direitos, alinhado aos objetivos e indicadores estabelecidos na Agenda 2030 para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). 

Contribui para prevenção  e combate de todas as formas de violência e de discriminação contra as minorias sociais que abrangem as questões  étnicas e raciais , religiosa,  gênero, capacidade funcional e cognitivas, população de baixa renda, entre outras que se encontram excluídas do processo de socialização.

Esta habilitado para desenvolver atividades no campo das artes, educação, editoração, artes gráficas, turismo, esporte, lazer, radiodifusão, patrimônio histórico e outros setores de interface cultural brasileira, nas diversas localidades do território nacional e internacional.

Promove cursos, seminários e outros métodos  capacitação junto a rede  pública e privada, cooperativas de catadores de materiais recicláveis ou congêneres com o objetivo de contribuir para emancipar e qualificar para o mercado de trabalho, através de ações  empreendedoras de geração de renda.                    

Integra a rede socioassistencial e realiza ações de enfrentamento a questão social, em conjunto com as iniciativas públicas e privadas, de forma permanente, contínua e planejadas, na defesa e garantia de direitos, e assume efetivamente o seu papel de organização integrante das esferas de controle social através de conselhos e fóruns, municipais, estadual e nacional.

3afc40b2-7573-4605-adfa-0bd42de66f8f.jpeg

Missão 

Contribuir para a construção de uma sociedade inclusiva, que assegure direitos, preze pela liberdade, justiça, liberdade, direitos humanos e inovação e diversidade cultural.

 

Por fim, o  Instituto de Promoção de Defesa de Direitos Humanos Carolina de Jesus , busca consolidar a visão institucional em  três pilares  de sustentação e legitimidade como organização não governamental de representação da sociedade civil :

 

  • Respeitada por todos por seu trabalho e por sua transparência ilibada.

  • Respeitada por todos pelo número de vidas transformadas.

  • Reconhecida pelos valores éticos e capacidade profissional, no desenvolvimento de ações de enfrentamento as vulnerabilidades sociais em territórios com maior concentração  de pobreza.

ipdd foto 4.jpg

PRINCIPIOS

Tendo como referencial a vida e obra de Carolina Maria de Jesus, como  uma das primeiras escritoras negras do Brasil e  considerada uma das mais importantes escritoras do país. A autora viveu boa parte de sua vida na favela do Canindé, na Zona Norte de São Paulo, sustentando a si mesma e seus três filhos como catadora de papéis. Em 1958, tem seu diário publicado sob o nome Quarto de Despejo: Diário de uma Favelada, que fez um enorme sucesso e chegou a ser traduzido para catorze línguas.

ipdd fotos 3.jpg

“Ah, comigo o mundo vai modificar-se. Não gosto do mundo como ele é.”

Carolina Maria de Jesus

O Instituto de Promoção e Defesa de Direitos Humanos Carolina de Jesus - IPDDCJ é uma entidade sem fins lucrativos e se classifica como serviço de atendimento continuado, permanente e planejado, que observa os princípios da legalidade, impessoalidade e da eficiência. Atuando junto aos territórios  que sofrem e evidenciam as desigualdades sociais, demonstrados a partir dos  índices violência contra as minorias,  fome aliado a miséria ,  desemprego, evasão e atraso escolar .

O IPDD Carolina de Jesus reafirma sua posição sobre VALORES INEGOCIÁVEIS, na Defesa Intransigente dos Direitos Humanos, independente de raça/cor, gênero, clero, etnia, opção sexual, idade ou qualquer outra condição que venha ferir ou impedir o acesso aos direitos.

bottom of page